Aprenda sobre Moda

A moda, definida pela Estatística, pressupõe frequência. É o valor mais frequente num conjunto de valores. Uma selecção colectiva, que resulta de acções conscientes de indivíduos influenciados inconscientemente por um conjunto de aspirações, de ideais, de valores, de crenças, de emoções. A moda, enquanto processo de difusão social da inovação, não se cinge à roupa, afecta todos os fenómenos culturais. Processo que o Marketing e a Gestão procuram compreender e dominar através da identificação dos inovadores e dos líderes de opinião das diferentes sub culturas. Infiltra todas as áreas e, por elas é infiltrada. Está, contudo, intrinsecamente associada ao vestuário, da mesma forma que este é indissociável do corpo. Motivada pela necessidade do indivíduo que a habita de estar em consonância com o seu tempo. Pela necessidade de construção e expressão da sua identidade mutável, redefinida a cada instante e em cada espaço social. Capaz de confundir fantasia e realidade, aproxima o Eu real do Eu ideal, que a selecção colectiva aprova e preconiza.
por Catarina Vicente

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